top of page

“Deficiência Social” é um espaço dedicado à todos os cidadãos, com ênfase aos que possuem algum tipo de deficiência. Aqui procuraremos mostrar como podemos ser úteis para nossa sociedade. Com uma linguagem reflexiva e, em determinados momentos, irreverente, abordaremos também algumas pertinências e curiosidades acerca deste universo de guerreiros que lutam diariamente no cenário cotidiano. Sejam todos muito bem vindos, visitem, opinem e divulguem sempre que puderem.

 

(Douglas Araújo)

APRESENTAÇÃO

  • Foto do escritor: Douglas Araújo
    Douglas Araújo
  • 11 de dez. de 2018
  • 2 min de leitura

Texto originalmente postado no dia 23/06/2011...

Foi a estreia do meu blog, onde apresentei aos leitores um breve resumo de minha história, contando também sobre o meu diagnóstico e explicando, ainda, o nome do blog, bem como o que me levou a criá-lo:

É com muito orgulho e entusiasmo que inicio o blog “Deficiência Social” (DS). Em minha primeira postagem quero me apresentar, falar um pouco sobre o "Deficiência Social", além de explicar os motivos pelos quais escolhi este nome.

Meu nome é Douglas, atualmente possuo 19 anos de idade, sou portador de “Distrofia Muscular de Duchenne”, uma deficiência física que compromete os músculos e funções respiratórias, suas causas são genéticas, além de ser um problema progressivo, pois com o passar do tempo seus sintomas se agravam. Não creio que seja um tipo raro de distrofia, afinal está repercutindo de forma ecoante nos dias atuais.

Vivo como qualquer outra pessoa, com altos e baixos, alegrias, tristezas, tribulações, momentos de paz... Exceto pelas visitas aos “hospitais da vida” (que já foram mais constantes em épocas passadas), além das semanais sessões de fisioterapia, duas por semana. Posso me considerar um bom paciente, afinal, ainda posso caminhar com um grau baixo de dificuldade, o que é um milagre para muitos, inclusive para os estudiosos desse meio.

Agora, se me permitem, gostaria de voltar ao assunto principal, explicar-lhes um pouco dos significados do “DS”, começando pelo seu nome. Mas afinal,” por quê Deficiência Social”? “Qual o motivo da letra “D” riscada ao meio”?

Explico-lhes minha idéia. Optei por este nome para mostrar minha indignação com relação aos paradigmas impostos por uma minoria que acredita que o portador de necessidades especiais, independente do tipo, é um empecilho na sociedade, tratando até mesmo com descaso aos que mais precisam de ajuda, e que podem retribuir de forma recíproca. Sou muito contrário a esta idéia. Por isso, levantei minha bandeira, mostrando que não somos a “deficiência da sociedade”, mas sim que temos condições de ser sua “Eficiência Social”.   

Finalizo agradecendo desde já à todos, espero poder contar sempre com o apoio de vocês, para juntos podermos trocar idéias e experiências, até logo!

Comments


bottom of page