top of page
37120499_1476026129164711_43313169227810

Meu nome é Douglas, atualmente tenho 26 anos. Posso dizer que o caminho que me trouxe até a criação deste site foi bem mais longo do que se pode imaginar. A largada ocorreu em 2011, mesmo ano em que dei início à minha faculdade de Letras. Meu intuito ao ingressar nesse curso era o de aperfeiçoar a minha escrita e me tornar, de fato, um escritor, uma vez que eu já tinha grande familiaridade com a matéria de Português na escola, bem como certa facilidade na elaboração de redações sobre diversos temas.

Como nasci com uma deficiência chamada Distrofia Muscular de Duchenne, pensei em contar minha história de vida, narrando as lutas enfrentadas por mim no cotidiano e o que aprendo com elas, buscando incentivar outras pessoas com e sem deficiência a também enfrentarem seus obstáculos com força de vontade e, além disso, sempre quis mostrar um pouco do universo das pessoas com deficiência a quem, por ventura, se interessasse em conhecê-lo.

Em 2011, após muita procrastinação da minha parte e o incentivo incessante de meu irmão (que também me encorajou a iniciar os estudos na faculdade e que já possuía um blog) e de uma amiga fisioterapeuta (que me atendeu de 2011 a 2013), criei o blog Deficiência Social, publicando a primeira postagem dele no dia 23 de junho desse mesmo ano.

Nele abordei diversos assuntos, em um total de 63 postagens, onde relatei boa parte do meu cotidiano (da época em que eu ainda andava até minhas recentes experiências como cadeirante), citei histórias inspiradoras de outras pessoas com deficiência, expliquei a respeito de minha distrofia (assim como de outras distrofias musculares), contei sobre as pessoas e fatores diversos que me incentivavam a nunca desanimar (como Deus, minha família e meus amigos), apontei curiosidades, fatos engraçados e reflexivos que rodeiam a minha vida e das demais pessoas com deficiência, algumas formas de terapias que existem e diversos outros fatores que permeiam nossa realidade.

A necessidade de migrar as postagens já existentes, bem como as ideias de abordagem de assuntos futuros, do blog para outra plataforma se deu devido à erros que seu sistema apresentou, o que subitamente me impediu de compartilhar o link dele em algumas redes sociais, um dos seus principais meios de divulgação. Mas cá estamos todos (vocês e eu) muitos felizes novamente.

Finalizando, posso afirmar que a conscientização da sociedade foi o alvo que eu mais almejei atingir. Tive sempre como principal objetivo (como o próprio logotipo do blog e, agora deste site, propõe, inclusive se auto explicando) convidar todos os familiares, amigos, conhecidos e desconhecidos de todas as pessoas com deficiência a nos dedicar a devida atenção, que é nossa por direito como seres humanos iguais a todos os demais. Visava fazer o maior número de pessoas possível nos enxergar como úteis para a sociedade (como de fatos o somos) e não como meros coadjuvantes ou, pior ainda, fardos. Assim como também sempre busquei conscientizar o máximo possível de pessoas com deficiência (principalmente aquelas que nasceram com o mesmo diagnóstico que eu, a D.M.D.) a reconhecerem o devido valor que possuem, jamais desanimando ao longo do percurso adverso do cotidiano, sobretudo nas dificuldades que muitos de nós enfrentamos nos tratamentos de nossas deficiências, bem como na busca pela aceitação dessas deficiências por nossa parte e na de nossa aceitação pela sociedade.

Creio que unidos poderemos alcançar vitórias em termos de saúde e na luta contra o preconceito, jamais criticando quem o pratica, mas, através do máximo de informações e reflexões aqui levantadas, orientar essas pessoas e esclarecer possíveis dúvidas, buscando trazê-las ao nosso lado, para que assim possamos todos viver em uma sociedade cada vez mais igualitária e acolhedora para todos.

P.S.: O logotipo do topo desta página é o original do blog. A cor esbranquiçada do plano de fundo também é uma analogia ao original. Esta foi uma forma que encontrei de homenagear as raízes de onde ele veio. Isso tudo com ares mais modernos, o que anuncia um bom futuro para este site. Conto com o seu apoio!

bottom of page